Brasil faz bonito e vence o Pan-Americano de MTB, na Costa Rica

Domínio brasileiro no quadro geral de medalhas do Pan-Americano de Mountain Bike 2025 (XCO/XCC/XCE/XCR), disputado em Heredia (Costa Rica). Os atletas do país confirmaram o bom desempenho mostrado nas duas primeiras etapas da Copa do Mundo UCI, em Araxá (MG), com vitórias e pódios nas diferentes modalidades, mais uma vez diante de rivais de alto nível técnico.

No Cross-Country Olímpico (XCO), Ulan Galinski (Caloi Avancini) ficou com a prata. O baiano foi superado apenas pelo mexicano Gerardo Ulloa. Quarta posição para Alex Malacarne (Specialized BR), com Luiz Cocuzzi (Audax) em 12° e Gustavo Xavier (Specialized BR) em 23°.

A prova feminina foi dominada pela canadense Jennifer “Jen” Jackson, pódio em Araxá, com a norte-americana Kate Courtney em segundo e a também canadense Emily Johnston em terceiro. Na base da superação, Raíza Goulão (Oggi), embaixadora do Sertões MTB Cup, completou a prova na quarta posição. Karen Olímpio (Soul) fechou em sétimo, com Iara Caetano e Marcela Lima em 15° e 16°.

Gustavo Xavier fez bonito no Short Track (XCC), conquistando o ouro, seguido por Malacarne. Na disputa feminina, sétima posição para Karen Olímpio, com Raíza em 12°.

Vitória também no Cross-Country Eliminator (XCE), e em dose dupla. Luiz Cocuzzi foi o campeão no masculino, à frente de Lázaro Moreira, garantindo a dobradinha verde e amarela. Entre as mulheres, pódio 100% brasileiro, com vitória de Luiza Cocuzzi (Audax), à frente de Marcela Lima e Iara Caetano.