
Brasileiros se destacam na primeira da Copa do Mundo de MTB, em Araxá
Participação positiva dos atletas brasileiros na primeira etapa da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, em Araxá (MG). Pela primeira vez na história da competição, três representantes do país terminaram entre os 12 primeiros na prova de Cross-Country Olímpico (XCO). Gustavo Xavier (Specialized BR) completou as nove voltas na décima posição, seguido por Alex Malacarne (Specialized BR) e por Ulan Galinski (Caloi Avancini).
A principal disputa do fim de semana entre os homens foi dominada pelo time oficial da Specialized, que ficou com os três primeiros lugares. Vitória do francês Victor Koretzky, seguido pelo norte-americano Christopher Blevins e pelo chileno Martin Vidaurre.
Entre os demais brasileiros, José Gabriel foi o 31°; Henrique Cocuzzi o 57°, Sherman Trezza de Paiva (vencedor do Sertões MTB Mantiqueira 2024) o 58°, Mario Couto o 61° e Nicolas Machado o 62°.
Na Elite Feminina, primeira vitória da neozelandesa Samara Maxwell (Decathlon Ford) na Copa do Mundo. Ela superou a suíça Nicole Kohler (Ghost) e a norte-americana Savilia Blunk. Embaixadora do Sertões MTB Cup, Raíza Goulão foi a melhor brasileira, mesmo com uma lesão, no 26° lugar. Karen Olimpio terminou em 30°, com Isabella Lacerda em 35°, Hercília Najara em 38°, Sabrina Oliveira em 39°, Iara Caetano em 41° e Liege Walter em 32°.
Base
Nas categorias de base, Giuliana Morgen (filha de Albert Morgen, campeão do Sertões MTB Cup na E-Bike Elite Masculino) ficou com a 11ª posição na prova da Sub-23. Luiza Cocuzzi foi a 17ª. Guilherme Galvão foi o melhor brasileiro no Masculino, em 27°.
A partir da próxima sexta-feira (11), a cidade do Triângulo Mineiro recebe a segunda etapa da Copa do Mundo UCI, com circuitos modificados em relação à primeira.