Conheça Nova Lima
A história de Nova Lima começa no século XVIII com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, atrás da fama da região e em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso. Primeiramente, a cidade foi denominada Campos de Congonhas e, com a expansão do ouro e a chegada dos mineiros para trabalharem nas minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Mais tarde, tornou-se distrito subordinado ao município de Sabará e recebeu o nome de Congonhas de Sabará.
Em 1893, o povoado de Congonhas de Sabará foi denominado Villa Nova de Lima, em homenagem ao poeta e político Antônio Augusto de Lima, nascido na cidade e que foi “Presidente” de Minas Gerais, em 1891. A mineração fez chegar à cidade uma significativa imigração britânica a partir da segunda metade do Século XIX. O que trouxe influência no casario, na culinária e nas tradições locais.
Em 1923, a cidade, finalmente, recebeu o nome de Nova Lima, município com 428.449 Km² de extensão, sendo cerca de 70% de áreas preservadas, dos biomas Mata Atlântica em transição para o Cerrado.
Como chegar
O centro de Nova Lima está a 20 quilômetros de Belo Horizonte. O morador da capital mineira muitas vezes não sabe mas, ao chegar à região do BH Shopping / Vila da Serra, já está no município vizinho. O principal acesso é a Rodovia Januário Carneiro (MG-030). O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Confins (CNF) é a referência para a cidade.
Onde ficar
As opções de hospedagem em Nova Lima são variadas. A região do Vila da Serra conta com hotéis de redes nacionais e internacionais. Já São Sebastião das Águas Claras (Macacos) oferece várias pousadas charmosas para quem quer um maior contato com a natureza. Nunca é demais lembrar que, devido à distância relativamente curta, a rede hoteleira de Belo Horizonte também é uma alternativa.
O que comer
Uma visita a Nova Lima permite aproveitar o melhor da culinária mineira. Tropeiro, costelinha com canjiquinha; frango com quiabo, além dos tira-gostos (torresmo de barriga, linguiça com mandioca). E há ainda os queijos, cada vez mais variados e de qualidade e o pão de queijo, iguaria que ganhou o Brasil e o mundo. Se estamos na região dos botecos, opções não faltam para uma conversa boa regada a cerveja gelada.
O que fazer
São Sebastião das Águas Claras (Macacos)
São Sebastião das Águas Claras (ou Macacos, como é mais conhecido) ganhou notoriedade a partir dos anos 1980, como ponto de passagem dos motociclistas que percorriam as trilhas do entorno. O Restaurante da Dona Dica foi o primeiro ponto de encontro, com seu feijão tropeiro. A partir dali, uma série de bares, restaurantes e pousadas deram vida ao lugarejo, cuja história segue intimamente ligada ao off-road. Atualmente, ciclistas e motociclistas se encontram no Bar do Marcinho e a região recebeu o projeto do Ecomuseu Offroad. O acesso se dá pela BR-040 (BH-Rio).

Jardim Canadá
Às margens da BR-040 (BH-Rio), o bairro se tornou referência quando o assunto são as cervejas artesanais. Várias marcas concentram sua produção no local e oferecem opções premiadas em concursos nacionais e internacionais.
Escola Casa Aristides
O nome da casa faz referência ao seu antigo proprietário Coronel Aristides de Paula Ferreira. O prédio foi construído no século XIX por comerciantes portugueses e foi uma das primeiras importadoras do Brasil. Era o armazém que abastecia a cidade, com produtos como arroz, feijão, utensílios domésticos e ferramentas. Atualmente é uma escola de artes e ofícios abrigando artistas de várias áreas. Imóvel tombado pelo Decreto 1.656, de 13/04/2004.
Igrejas Históricas
Nova Lima tem, em suas igrejas seculares, exemplos importantes do Barroco Mineiro. A de Nossa Senhora do Rosário (foto) foi erguida por pessoas escravizadas trazidas para trabalhar na mineração. Suas obras foram iniciadas na primeira metade do século XVIII e concluídas em 1774.
A Matriz de Nossa Senhora do Pilar, no centro da cidade, conta com obras do mestre Aleijadinho – ele talhou os retábulos, o púlpito e o altar. O templo atual foi construído no final do século XIX. Já a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, com suas paredes de pedra, data do início do século XVIII.

Trilhas
Nova Lima não se transformou em um dos berços do off-road no Brasil à toa. Ao longo de sua extensão não faltam trilhas que podem ser percorridas à pé, de bicicleta ou de moto, revelando belos visuais. As principais ganharam nomes muitas vezes divertidos, como Perdidas, Desaparecidas, Inflação, Tapete Branco, Siriema e Boi Bumbá. Entre os destaques estão as regiões de Macacos, Honório Bicalho e Jardim Canadá, além da Mata do Jambreiro.