
Destaques do Sertões MTB encaram abertura da Copa do Mundo em Mairiporã
Os melhores atletas do mountain bike cross-country (XCO) estão no Brasil para as duas primeiras etapas da Copa do Mundo UCI. Mairiporã (SP) abre a competição no próximo fim de semana (13 a 15), com importância especial, por se tratar de um ano olímpico, em que cada ponto no ranking conta para a qualificação.
Entre os representantes brasileiros na disputa estão ciclistas que fizeram bonito nas provas do Sertões MTB, que este ano se tornou uma copa (Sertões MTB Cup), com três etapas no formato Maratona (XCM).
A começar pela embaixadora da Cup e grande aposta para os Jogos de Paris 2024. Raiza Goulão é a principal responsável pelo ótimo desempenho do país no ranking da UCI, com a nona posição atual. O que virtualmente já assegura a vaga olímpica, já que as 19 primeiras nações garantem participação. Embora difícil, é possível sonhar ainda mais alto: um lugar entre as oito melhores classificaria duas atletas – nos dois casos, caberá à Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) escalar a(s) representante(s).
Ansiedade
Raiza não esconde a emoção especial e a ansiedade de voltar a pedalar em casa, com o incentivo da torcida. “Eu me sinto um pouco anfitriã da Copa do Mundo no Brasil, uma das principais competições do mountain bike. É uma honra muito grande, mas também uma pressão interna de querer representar minha nação e todos que me acompanham de perto. Uma oportunidade de ter comigo a família, grandes amigos. Eu estou sempre indo para a Europa e é difícil tê-los comigo e isso é fundamental”.
A goiana trabalhou forte para esse início de temporada que, espera, a levará à Olimpíada. “Venho fazendo uma preparação direcionada para essas provas. É muito importante para mim conseguir uma boa performance e conquistar um bom resultado”, prossegue. A largada da Elite Feminina para o percurso de XCO está marcada para as 12h15 do domingo (14).
No masculino, um dos brasileiros em ação será Sherman Trezza de Paiva. O mineiro venceu, em junho de 2023, a primeira edição do Sertões MTB Pirenópolis na categoria Pro Masculino. Os homens largam às 14h30 do domingo (14) para encarar o circuito de cerca de 4.500m em Mairiporã. No fim de semana seguinte, Araxá (MG) receberá a segunda etapa da Copa do Mundo.