
EUA e Dinamarca vencem etapa de Araxá da Copa do Mundo de MTB
Araxá, no Triângulo Mineiro, encerrou a fase brasileira da Copa do Mundo de Mountain Bike XCC/XCO (cross-country), mais uma vez com disputas acirradas entre os principais nomes da modalidade. Em jogo, além da classificação do campeonato, pontos decisivos no ranking que indicará os países classificados para as provas dos Jogos Olímpicos de Paris.
Depois das primeiras voltas bastante movimentadas, um quarteto se isolou na briga pela vitória no XCO feminino, com as norte-americanas Haley Batten, Savilia Blunk; a suíça Alessandra Keller e a sueca Jenny Rissveds, vencedora na semana anterior, em Mairiporã.
Batten (Specialized Factory Racing) e Rissveds se isolaram na frente e a norte-americana atacou no fim para vencer pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo. Na 31ª posição, Karen Olímpio foi a melhor brasileira. Embaixadora do Sertões MTB Cup e primeira atleta do país no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), Raíza Goulão fechou as cinco voltas no 47° lugar.
Masculino
No XCO masculino, mais uma vez a decisão ficou para os últimos metros. Na penúltima das sete voltas, o grupo de líderes ainda contava com 10 ciclistas, número que caiu para quatro com os ataques do francês Victor Koretzky e do dinamarquês Simon Andreassen.
No sprint final, Andreassen (Cannondale Factory Racing) levou a melhor sobre Koretzky, com o sul-africano Alan Hatherly em terceiro. Assim como em Mairiporã, Ulan Galinski terminou como melhor brasileiro, desta vez em 46°. Vencedor do Sertões MTB Pirenópolis 2023 na Elite, Sherman Trezza de Paiva foi o 60°.
No XCO da categoria Sub-23 masculino, Alex Malacarne levou o Brasil ao terceiro degrau do pódio.