História

O casamento entre o Sertões e as bicicletas começou pelo asfalto. Em novembro de 2021, o Autódromo de Interlagos recebeu o Sertões Bike Night Endurance, prova de ciclismo de estrada vencida por Vinícius Rangel (hoje profissional no circuito UCI World Tour) e Ana Paula Polegatch.

A terra e a poeira, no entanto, sempre fizeram parte do nosso DNA e, assim, levar para as trilhas a expertise do maior rally das Américas era um passo lógico.

Em 2022 o Sertões MTB realizou seu primeiro evento: o Mitsubishi Motors Sertões MTB. A Reserva de Ibitipoca (MG), um paraíso situado em Conceição do Ibitipoca, foi o palco da competição, que durou 3 dias e atraiu ciclistas com experiência olímpica e internacional, além de campeões brasileiros. A prova contou com 186 inscritos, dos quais 116 e-bikes, fato que ganhou destaque por reunir o maior número de bicicletas elétricas em uma competição realizada até então.

A prova contou com 22 categorias: quatro para as E-Bikes (Elite/Golden 50+/Masculino/Feminino); 10 para bicicletas convencionais no percurso longo (Elite Masculino/Elite Feminino/Sub-30/30 a 39/40 a 49/50+/Sub-30 Feminino/30 a 49 Feminino/50+ Feminino/PCD) e oito para o percurso reduzido (Sub-30/30 a 39/40 a 49/50+/Sub-30 Feminino/30 a 49 Feminino/50+ Feminino/PCD).

O percurso foi dividido em dois trajetos, elaborados de acordo com as categorias. O  percurso longo contou com cerca de 50km por dia, com ganho de elevação de 1.900 metros. Já a categoria E-Bike e percurso reduzido, contou com cerca de 35km com 1.200 metros de altimetria por dia de prova.

O ano de 2023 foi de desafio em dose dupla. Patrimônio histórico nacional e berço de um paraíso de trilhas, Pirenópolis recebeu pela primeira vez em maio o Sertões MTB com a colaboração valiosa de uma fera nascida na cidade goiana. Atleta internacional e esperança olímpica, Raiza Goulão auxiliou a organização na montagem de um percurso técnico, desafiador e de belas paisagens. Ciclistas de nove estados e do Distrito Federal encararam os três dias de pedal (Prólogo e duas etapas), com destaque mais uma vez para a participação das E-bikes.

Em julho foi a vez de retornar à Ibitipoca para competir mais uma vez sob os olhos dos gigantes, esculturas monumentais em metal trazidas do festival ‘Burning Men’, nos Estados Unidos, que se tornaram sinônimo desta região de Minas Gerais. E com direito a marca histórica: as 217 E-bikes inscritas representaram um recorde mundial de participação das bikes com assistência elétrica em provas de mountain bike. Além disso, a lista de inscritos, novamente recheada de feras, ganhou uma presença especial: a de Rodrigo Hilbert. O apresentador, empresário e modelo mostrou que entende do assunto. Ao lado de Luiz Perrella, venceu a categoria Dupla Masculino Pro 95+, disputada com bicicletas convencionais.

Sertões MTB