Norte-americano e sueca vencem a segunda da Copa do Mundo de MTB em Araxá

Concluída a rodada dupla brasileira que abriu a Copa do Mundo UCI de Mountain Bike Cross-Country (XCO) e Short Track (XCC) 2025. Araxá (MG) voltou a receber os melhores atletas da modalidade, desta vez com um circuito modificado em relação ao da semana anterior. Se na disputa com o traçado curto os vencedores se repetiram, na prova longa houve mudanças no alto do pódio.

Um dia depois de conquistar a corrida do XCC, Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) repetiu o feito no XCO. Como na primeira etapa, a marca norte-americana conquistou os três primeiros lugares, com o chileno Martin Vidaurre em segundo e o francês Adrien Boichis em terceiro.

O baiano Ulan Galinski (Caloi Avancini) voltou a ser o 12°, colocando o Brasil em posição de destaque na Elite Masculina. Alex Malacarne (Specialized BR) desta vez terminou em 30°, com Gustavo Xavier (Specialized BR) em 43°; José Gabriel em 49° e Nicolas Machado em 50°. Mario Couto completou as 10 voltas em 15° e Sherman Trezza de Paiva (vencedor do Sertões MTB Mantiqueira 2024) em 58°.

No feminino, a sueca Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV), campeã dos Jogos Olímpicos Rio’2016, atacou para dominar a prova. Superou a neozelandesa Samara Maxwell (Decathlon – Ford), que havia vencido a primeira etapa, e a britânica Evie Richards (Trek Factory). Richards repetiu, na véspera, sua vitória no XCC.

Entre as brasileiras, Karen Olímpio fechou na 28ª posição, com Raíza Goulão (Oggi), embaixadora do Sertões MTB Cup, em 30°. Hercília Najara ficou com o 39° lugar, duas posições à frente de Sabrina Oliveira da Silva, com Liege Walter e Luiza Eusebio logo a seguir.

No XCO Sub-23, Giuliana Morgen (Trek Factory) conquistou uma ótima sétima posição. A ciclista fluminense é filha de Albert Morgen, campeão do Sertões MTB Cup na E-Bike Elite Masculino.