Brasileiros fecham o Cape Epic com pódio e resultados de destaque

Mais uma participação de destaque para os ciclistas brasileiros na Cape Epic, a principal prova de Mountain Bike Maratona (XCM) do calendário internacional, na África do Sul. Após oito dias; 603 quilômetros de trilhas e 16.500m de altimetria acumulada, os representantes do país garantiram um pódio e outros três top-5.

Tatiana Furlan e Kellyn Cumin fecharam o desafio na terceira posição da categoria Masters Feminino. A dupla chegou a liderar a competição nas primeiras etapas e terminou a 29min20 das vencedoras, as sul-africanas Nicolle Weir e Janine Muller. Nono lugar para Christiane Allmen / Liara Assunção.

Participação mais que positiva também na Masters Masculino, que reuniu o maior número de inscritos desta edição. Destaques do Sertões MTB Cup, João Paulo Firmino (campeão na Pro Masculino Elite) e Hugo Prado Neto conquistaram o quarto lugar. Logo à frente de Tiago Machado e Henrique Pires.

Ao lado do português Hugo Guerra, Bruno Barbosa foi o 26°. Nelson Novaes Neto / Diogo Malagon (53°); Gustavo Falcão / Roberto Masotti (75°); Nilo Maia / David Coghetto Jr. (81°) e Adriano de Paulo / Sandro Fontes (116°) também completaram o Cape Epic na categoria.

Quarto lugar nas duplas mistas para Pedro Ferolla e Gabriela Ferolla. André Luiz Colombini / Fabiana Brandão ficaram com a 19ª posição, enquanto Paulo e Fernanda Barreto concluíram em 35°.

Duas duplas brasileiras entre os 10 primeiros na Grand Masters Masculino: Valdinei Carlini / Denisval Alves, em oitavo, e Marcos Castelo Branco / Luiz Eduardo Vieira em décimo. Rodrigo Abreu / Marcos Yamamoto fecharam na P.65.

Na Open, décima posição para Daniel Murata / Waldomiro Faria Júnior, respectivamente, campeão e vice do Sertões MTB Cup na Solo Masculino 30+. P.50 para Gian Carlos Beskow, ao lado do mexicano Robin Lamas. E 67° lugar para Caio Borges / Salvatore Ferraro.

Embora a prova sul-africana seja disputada em duplas, ela permite que os ciclistas sigam individualmente após a desistência de seus parceiros. Assim, Leandro Monteiro, Luiz Perrella (que correu com Rodrigo Hilbert) e Ricardo Purri também completaram o Cape Epic.

Nas categorias Elite UCI, vitórias de Nino Schurter / Filippo Colombo e de Annika Langvad / Sofia Villafane.

Sertões MTB Cup

Vários destes nomes estarão em ação no Sertões MTB Cup 2025. A primeira das três provas acontece de 30 de maio a 1° de junho – o Sertões MTB Mantiqueira, em Campos do Jordão (SP). As inscrições para ela, assim como para o Sertões MTB Nova Lima e o Sertões MTB Ibitipoca, podem ser feitas neste link.