Norte-americano e sueca vencem Copa do Mundo de MTB em Mairiporã

Um norte-americano e uma sueca foram os grandes nomes da primeira etapa da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, em Mairiporã. Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) venceu a prova masculina de XCO (cross-country olímpico) marcada por uma disputa emocionante até os últimos metros. Jenny Rissveds (Team 31 Ibis Cycles Continental) teve um pouco mais de folga entre as mulheres.

Blevins fez uma corrida tática, mantendo-se no primeiro pelotão com 13 atletas que permaneceu próximo até a chegada. Na sétima e última volta, ele atacou para superar o companheiro de equipe Victor Koretzky por apenas dois segundos. Menos de 30 segundos separaram os 10 primeiros. Ulan Galinski foi o primeiro brasileiro, em 20°, seu melhor resultado na Copa do Mundo.

Na véspera, na prova de XCC (circuito curto), o neozelandês Samuel Gaze (Alpecin – Deceuninck) cruzou na frente.

Feminino

Rissveds teve como principais adversárias as norte-americanas Savilia Blunk e Haley Batten, mas conseguiu se distanciar das rivais na quinta e decisiva volta. Para a sueca, foi mais uma conquista pedalando no Brasil. Em 2016, ela conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio.

Na 29ª posição, Karen Olímpio foi a brasileira melhor colocada. Embaixadora do Sertões MTB Cup e primeira do país no ranking da UCI, Raíza Goulão completou a prova em 45° lugar. No XCC, vitória da britânica Evie Richards.

Os principais nomes do MTB cross-country seguem no Brasil. Nos dias 19 a 21, Araxá recebe a segunda etapa da Copa do Mundo.